PARLAMENTO JOVEM-SESSÃO NACIONAL

Decorreu em Lisboa, na Assembleia da República, a sessão nacional do Parlamento dos Jovens, nos dias 14 e 15 de maio. A Escola Profissional de Vouzela esteve representada pelos alunos Renato Fernandes, do 12ºA e Ivo Filipe, do 10ºA, acompanhados pela professora Zita Laranjeira. A EPV integrou, assim, o círculo de Viseu que era constituído por mais três escolas: escola secundária Latino Coelho, de Lamego, escola secundária de Carregal do Sal e escola secundária Alves Martins, de Viseu. Foi, portanto, a única escola profissional do distrito de Viseu a participar na sessão nacional.

O primeiro dia de trabalhos decorreu em comissões, nas quais os distritos debatiam e aprovavam um dos projetos de recomendação que levavam das sessões distritais. É de referir que na comissão onde Viseu se encontrava representado foi aprovado, para debate na especialidade, justamente o projeto do círculo de Viseu. Nestas comissões os alunos tiveram oportunidade de contactar com deputados que os acolheram e dirigiram o debate. Na primeira comissão, onde nos encontrávamos, foram as deputadas Ana Sofia Bettencourt, do PSD e Ana Mesquita, do PCP que dirigiram os trabalhos dos alunos. Salientamos a qualidade das propostas apresentadas e debatidas sobre o tema da igualdade de género em Portugal. No final da tarde a Assembleia presenteou os alunos e os seus professores com um belíssimo concerto de canto e piano, levado a cabo pelo Coro Juvenil de Lisboa, que decorreu na Sala do Senado. Foi um momento inspirador, de grande qualidade musical, e que muito agradou a todos, a avaliar pelas ovações que suscitou. Seguiu-se depois um jantar volante, também oferecido pelo Parlamento.

 No dia seguinte, pelas 9 horas, todos estavam de regresso à Assembleia da República para o dia da sessão nacional. Foi uma sessão solene, com a presença de vários deputados, representantes de todas as bancadas partidárias, e com a presença, na sessão de abertura, da vice-presidente da Assembleia, Teresa Caeiro e do físico e investigador Alexandre Quintanilha que fez uma interessante alusão às questões relacionadas com o género, do ponto de vista biogenético, antropológico e sociológico. A sessão de debate entre os alunos decorreu em duas partes, de manhã e de tarde, tendo o almoço sido servido uma vez mais nas instalações da Assembleia da República. No final da sessão foi aprovada uma recomendação nacional (que se encontra no site do Parlamento) que os jovens dirigiram e fizeram chegar ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues. Esta deverá ser tida em conta pelo hemiciclo, aquando da sua atividade legislativa respeitante ao tema da igualdade de género.

A nossa Escola esteve assim presente num evento nacional que pretende promover a educação para a cidadania e para a democracia, evento esse da responsabilidade do Parlamento, apadrinhado por todos os partidos políticos, e que conta com a colaboração do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Foto de Município de Vouzela.

 

IX FESTIVAL DAS SOPAS 
18 maio . 20h . Alameda D. Duarte de Almeida
Vouzela vai receber, no dia 18 de maio, a nona edição do Festival das Sopas, promovida pela Escola Profissional de Vouzela e Mela Câmara Municipal de Vouzela.
Aquele que é o maior evento do género na região tem como principais objetivos promover o estabelecimento de ensino, em particular o curso de restauração, e o concelho de Vouzela.

PARLAMENTO DOS JOVENS

A Escola Profissional de Vouzela participou em mais uma edição do projeto de educação para a cidadania “Parlamento dos Jovens” (sessão distrital), que decorreu no auditório do Instituto Politécnico de Viseu. É com enorme satisfação que comunicamos a nossa passagem à fase final, cuja participação na sessão nacional, na Assembleia da República, está garantida, a decorrer no próximo mês de maio. A EPV felicita todos os alunos envolvidos na edição deste ano letivo e, em particular, os seus representantes na sessão de ontem.

O tema dos debates deste ano é a Igualdade de Género, tema esse de grande pertinência e atualidade e que merece, da parte dos intervenientes políticos e dos cidadãos em geral, grande atenção e intervenção. Apesar de nos encontrarmos no século XXI, ainda se verificam, em muitos lugares do mundo, da Europa e de Portugal, muitas situações de violação dos direitos das mulheres, em relação aos homens. São disso exemplo as desigualdades salariais, as questões relativas aos vários tipos de assédio no local de trabalho, a violência contra as mulheres, os despedimentos por motivo de gravidez, etc. Assim, os jovens participantes no Parlamento dos Jovens foram chamados a pronunciar-se sobre este tema e a apresentarem ideias para resolver ou minimizar situações concretas de desrespeito pela Igualdade de Género. Na sessão de ontem, em Viseu, os alunos de vinte e quatro escolas do distrito, do ensino secundário e do ensino profissional, envolveram-se num debate simulador dos debates que decorrem na Assembleia da República, entre os deputados dos vários partidos políticos. Nesta sessão estiveram presentes várias entidades, nomeadamente, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, a deputada do partido socialista, do círculo eleitoral de Viseu, Drª Lúcia Araújo Silva, a diretora regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, um representante do projeto Parlamento dos Jovens, da Assembleia da República e um representante do Instituto Politécnico de Viseu, anfitrião da sessão distrital.

É com projetos como este que a Escola, enquanto agente educativo, promove a educação cívica e a educação para a cidadania, bem como os valores da liberdade de pensamento, da defesa dos diretos sociais e políticos dos cidadãos e ainda da defesa dos direitos humanos.

Enquanto Escola orgulhamo-nos de participar há já 14 anos no Parlamento dos Jovens e congratulamo-nos com o nosso apuramento para a final, pela 3ª vez.

Parabéns EPV!

FESTIVAL DAS SOPAS 2017

  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela
  • Festival das Sopas - Vouzela