Aula de Desenvolvimento de Projetos com a presença especial da Sra. Professora Isabel Silvestre

Março 2, 2021 EPV No comments exist
A disciplina de Desenvolvimento de Projetos visa o desenvolvimento de um projeto que procure ir ao encontro dos interesses de cada turma. Este ano, o projeto inicialmente previsto foi alterado devido ao atual contexto de pandemia e de confinamento, pelo que decidimos fazer uma recolha de Património Cultural Imaterial, pois consideramos muito importante conhecer as tradições que herdamos dos nossos antepassados e que são transmitidas entre gerações, de pais para filhos, de avós para netos...
Nos dias de hoje é essencial que cada um de nós reconheça essas tradições como fazendo parte importante da nossa história e da nossa cultura, dando-nos um sentido de pertença a uma comunidade.
Nesse âmbito, hoje a aula da disciplina de Desenvolvimento de Projetos, do 11º B, foi então uma aula muito especial.
A convite do aluno António Duarte, tivemos o privilégio de contar com a presença da Sra. Professora Isabel Silvestre, que partilhou connosco um pouco do seu largo conhecimento, focando-se um pouco mais sobre a cultura de Manhouce, mas também abrangendo aquilo que é a história e as raízes do povo português.
Uma tarde muito enriquecedora, onde tivemos a oportunidade de aprender mais sobre religião, rezas, dialetos, profissões e utensílios de antigamente, cantigas, histórias e hábitos culturais que são a alma de um povo e definem aquilo que é a essência da nossa evolução enquanto pessoas e membros de uma comunidade.
Esta aula marcou também a primeira aula online da Professora Isabel Silvestre. A ver pela satisfação de todos quantos participaram, está perfeitamente apta a continuar a partilhar o seu conhecimento com os mais novos através de plataformas digitais.
Não podíamos terminar sem um breve momento musical, protagonizado pelo nosso aluno Roberto José que nos surpreendeu e mostrou que é mestre na concertina e, claro está, com a voz magnífica da Professora Isabel Silvestre que sente a música como ninguém.
Aproveitamos para agradecer a presença da Sra. Professora Isabel Silvestre, felicitando-a pelos 80 anos de vida que comemora na próxima quinta-feira, dia 04 de março.
Foi uma honra. Obrigado! 🤗